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Olá galerinha do Nível II - 2010! Muitas novidades por aqui...





domingo, 1 de junho de 2008

Atividade com a Roamer

1º Momento- Confeccionamos personagens para o robô (em grupos), com o objetivo de explorarmos a criatividade de cada um e o gosto pelas artes.
2º Momento- Cada grupo escolheu um nome para o seu personagem e criou uma história. Objetivo: Interagir com o outro e com o grupo através da oralidade, expressão dos sentimentos, idéias e opções individuais.
3º Momento- Treinamos a expressão do pensamento através do desenvolvimento da linguagem.
4º Momento- Nos organizamos para fazer a exposição de cada personagem criado e após fomos para o pátio fazer o robô Roamer se movimentar, aos nossos comandos.


Brincar


Brincar é direito da infância. Essa é a primeira razão para que se defenda, em todas as instâncias da sociedade, que a criança tenha tempo, espaço e liberdade para brincar.

Do ponto de vista do desenvolvimento humano, brincar faz parte das práticas culturais básicas da infância que levam a criança a se tornar um ser de cultura. Faz parte também das atividades necessárias, principalmente nos primeiros anos de vida, para que a criança tenha um desenvolvimento adequado. Brincar possibilita a formação de estruturas internas que estão relacionadas a vários aspectos do desenvolvimento.

Em um momento em que se fala sobre o direito da criança brincar e em que muitas escolas e educadores desenvolvem projetos de resgate de brincadeiras, é oportuno aprofundar mais essa questão.

Brincar para quê? discute a dimensão formadora da atividade de brincar, explicitando alguns dos aspectos dela resultantes que contribuem para ampliar as possibilidades para outras aprendizagens no futuro.

O objetivo não é defender a idéia de que brincar é bom para aprender mais na escola, mas de que brincar faz parte do desenvolvimento global da criança, dando suporte para várias aprendizagens, inclusive as escolares.