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domingo, 1 de junho de 2008

Brincar


Brincar é direito da infância. Essa é a primeira razão para que se defenda, em todas as instâncias da sociedade, que a criança tenha tempo, espaço e liberdade para brincar.

Do ponto de vista do desenvolvimento humano, brincar faz parte das práticas culturais básicas da infância que levam a criança a se tornar um ser de cultura. Faz parte também das atividades necessárias, principalmente nos primeiros anos de vida, para que a criança tenha um desenvolvimento adequado. Brincar possibilita a formação de estruturas internas que estão relacionadas a vários aspectos do desenvolvimento.

Em um momento em que se fala sobre o direito da criança brincar e em que muitas escolas e educadores desenvolvem projetos de resgate de brincadeiras, é oportuno aprofundar mais essa questão.

Brincar para quê? discute a dimensão formadora da atividade de brincar, explicitando alguns dos aspectos dela resultantes que contribuem para ampliar as possibilidades para outras aprendizagens no futuro.

O objetivo não é defender a idéia de que brincar é bom para aprender mais na escola, mas de que brincar faz parte do desenvolvimento global da criança, dando suporte para várias aprendizagens, inclusive as escolares.

Um comentário:

Anônimo disse...

Jaque!
Sabes da importância que nós educadoras infantis depositamos na ludicidade. Acredito que se os nossos pequenos brincarem muito e desenvolverem-se através das brincadeiras e jogos serão no futuro adultos muito mais felizes.
Este é o caminho!
Toda brincadeira tem a sua intencionalidade que nós educadoras sabemos muito bem.
Brinque, cante e encante.Parabéns pelo texto!
Um beijão. Liz